Páginas

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Festival da Canção

Olá,
Hoje venho, mais uma vez, trazer um novo tema aqui ao blog.

Hoje, venho falar-vos de uma coisa que faço desde que me lembro. Ver o Festival da Canção e posteriormente a Eurovisão.

Lembro-me de estar com os meus avós, sentada no sofá, enrolada nas mantas e estar a começar o programa que víamos em família, quase como uma tradição. A canção era escolhida pela interpretação. Lembro-me perfeitamente que quase sempre a canção escolhida era aquela que eu mais gostava e confesso que adorava e ainda adoro aquele nervoso miudinho que sentia e sinto quando uma musica nossa vai à Eurovisão. Então e quando passávamos à final? Quase que chorava.

Lembro-me do ano 2017. Salvador Sobral na Eurovisão. Estava em casa do meu pai, com o meu irmão na sala e a cada ponto dado, neste caso 12 pontos, chorava e levantava-me do sofá. Quando soube que ganhámos foi um momento inesquecível. O Salvador, sozinho, trouxe a taça para casa. A primeira. Sozinho açambarcou aquele palco e nós estávamos com ele. Todas as músicas cantadas em Inglês. Foi o único a cantar na sua língua mãe. E chorei. Chorei de felicidade. Foi um dos momentos mais bonitos que vi. Liguei à minha avó e choramos as duas. Há tantos anos que este troféu devia vir para cá. Tantos anos a assistir a esta que é das maiores tradições da minha família e tínhamos trazido o caneco para cá.

O ano passado igual. Gostei da música da Cláudia mal a ouvi a primeira vez e sei de cor a letra. E aquilo que me diz é impressionante. É linda. A música, a letra, a voz. Estava tudo no ponto mais alto. Adorei. Pena termos levado nem meia dúzia de pontos, mas fiquei feliz porque o festival da Eurovisão foi cá, o que nunca tinha acontecido.

Este ano não vai ser diferente. Hoje fiquei colada ao ecrã, tal íman que parecia ter. Este ano estou em minha casa. Sem os meus pais ou a minha avó. Mas a minha avó, tal como em todos os anos ligou-me e disse-me:
- Está a dar o Festival. Aquele das canções.
E ficamos quase uma hora a ver e a rir das atuações e dos figurinos. Como sempre. Desde pequena que fazemos isto. Se não estamos juntas, liga-me e ficamos a ver juntas, pelo telefone, mas juntas.
Nas canções, escolhemos as que gostamos na 1ª semifinal. Depois na 2ª semifinal e na final escolhemos o vencedor.
Este ano foi igual. Escolhemos os quatro que mereciam ir à final, para nós, claro. E é sempre uma coisa divertida. Tal como disse antes, uma tradição.

Este ano o Festival esteve diferente. Não achei tão apelativo e vi muitos nomes conhecidos.
- Calema
- Conan Osiris
- Matay
- Boss AC
- DAMA
Tantos famosos. Cantores e compositores. Não achei normal de todo...

Já para não falar na votação. Acho que hoje a votação foi feita por nomes conhecidos. Em vez de ser por musica, letra e interpretação, preferiram levar os nomes mais conhecidos à final. Se sou contra? Não, de todo, mas os finalistas eram outros, na minha opinião.

Agora é esperar pela 2ª semifinal que é no próximo sábado e ver quais são os outros quatro finalistas. Já tenho uma música preferida, que é a do Matay - Perfeito (penso que é assim que se chama a música). A música é linda e é interpretada de uma forma incrível.

Só posso dizer que estou em pulgas para o próximo sabado e para os vir contar tudo.

E aí, quem é que viu este Festival da Canção? O que acharam?
Contem-me tudo...



2 comentários:

  1. Adoro o festival da canção e o eurovisao. Porém, este ano estou tão desiludida... Só gostei da segunda canção, mas isso não é o pior, pois cada um tem os seus gostos. O que me desilude é a essência do festival se ter perdido completamente... onde está alegria e a vontade de festejar? Onde estão as músicas animadas? Parece que desde que o Salvador Sobral ganhou que assistimos ao padrão calmo e sentimental. Nada de novo. Além disso, as pessoas votaram nos nomes que conheciam, nos nomes comerciais. O festival da canção e o eurovisao devem ter alma, não comercialismo.
    Gostei muito do post, beijinhos.
    Babi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo. Assisto ao Festival há tantos anos e nestes últimos tem sido uma desilusão. O piro de tudo é que as musicas animadas são completamente sem nexo. não fazem sentido e não existe um tema. Desde que o Salvador ganhou que se pensa: "Se ele ganhou com aquilo, vou fazer parecido". Esquecem é que o que o Salvador fez nunca mais vai ser feito.
      Obrigada pelo teu comentário Babi.
      Um beijinho

      Eliminar

Quando a inspiração falha...

Pois é. Já me aconteceu. Já aconteceu a cada um de vós. Num minuto inspirados e no seguinte, puff.... Não sabem o que escrever. Nem como o ...